Avançar para o conteúdo principal

Primeira Etapa

 Lisboa -Lousa (27 km)

Primeiro dia 7:30 da manhã Igreja de Santiago Lisboa .


Inicio da caminhada, onde desde há séculos atrás começa o caminho português. Com o nascer do sol em Lisboa e com uma vista maravilhosa sobre a cidade com o  Tejo ao fundo no miradouro de Santa Luzia.

 

 Caminhar pela bela capital portuguesa a um domingo de manhã em tempos de pandemia, sem trânsito, sem turistas, é apesar de muita tristeza, uma oportunidade única de usufruir da beleza, das ruas de Alfama, do castelo imponente sobre a cidade histórica, das ruas estreitas e das vielas onde o fado espreita em cada esquina.


Depois de três horas e com cerca de 16 km percorridos, saímos da zona urbana da grande Lisboa, em Loures, entrando na região saloia, início do Oeste de Portugal, onde as ruas e as calçadas dão lugar às hortas que desde tempos imemoraveis alimentam de legumes e de aromas a grande cidade, as colinas urbanas de Lisboa dão lugar a outras mais verdejantes.

O vale do rio de Loures, com terrenos férteis e hortas bem cuidadas, enquadrado pelos montes da cordilheira Sintra que trazem mais dificuldades na caminhada, mas que compensam pelas belas paisagens, regatos de água limpa onde parece ainda ouvir-se o riso das lavadeiras, que até ao século passado lavavam trouxas de roupa para as famílias ricas da Capital.


As casas típicas da região, com quintais à beira da estrada onde se podem ver nespereiras com frutos maduros em Abril, as fontes públicas que ainda funcionam são exemplos da beleza da região saloia que nos distraem das dores que começam a surgir ao fim de 27 km percorridos.





Cumprida a primeira etapa, fica o percurso para futuros caminhantes que queiram experimentar o caminho português do oeste.




Comentários