Avançar para o conteúdo principal

Lisboa-Santiago Etapa 4

 Bombarral (Roliça) - Caldas da Rainha  

16 km 


Domingo 9 de Maio de 2021

 Azambujeira dos Carros- Roliça , 7:00 da manhã, chove torrencialmente com nuvens de trovoada que parece vir a desabar o céu em cima da nossa cabeça. Não há condições de caminhar nesta circunstância , resolvemos adiar para o próximo fim de semana e vamos fazer um reconhecimento do caminho a seguir com o carro de apoio.

Quando já estávamos de volta para casa, eram 9 horas da manhã, o tempo melhorou, embora com algumas nuvens carregadas de água, resolvemos arriscar a apanhar uma molha monumental mas era importante não perdermos o ritmo da caminhada. Voltámos ao local onde tínhamos terminado na semana anterior e reiniciamos o caminho sabendo a partida que iríamos fazer um percurso mais curto, até Caldas da Rainha.

 

 
Azambujeira dos Carros, junto a um pomar de  🍐 Rocha 

Continuamos no Oeste, concelho do Bombarral, a caminho da maravilhosa Vila de Óbidos, coração das região e uma das mais belas localidades portuguesas.
Saímos da Azambujeira pela estrada real, que passa junto ao Freixo centenario que ali existe e nos faz pensar no que já por ali passou, as pessoas que descansaram à sua sombra, provavelmente entre eles soldados das guerras penínsulares durante as invasões francesas que lutaram na batalha da Roliça e S.Mamede.
 


 



 
Roliça, S.Mamede, Adagorda já em Óbidos , vales de grande fertilidade onde dominam os pomares de pera Rocha e os campos na primavera apresentam cores variadas, com flores selvagens de grande diversidade e beleza.



Chegados a Óbidos, junto as velhas muralhas, com a porta da Vila ao fundo não poderíamos passar sem provar a famosa ginjinha de Óbidos, que agora fruto do turismo se bebe em copos de chocolate que depois se comem, modernices que sabem bem.

 

 

Entrada da Vila de Óbidos 


Depois de aquecidos no corpo e no espírito, que o bom licor da cereja ácida ajuda, a promover seguimos mais descansados e animados, descendo as ruas antigas e íngremes até ao ao rio seguindo pelo campo rumo a Caldas da Rainha.

Belas terras de quintas e casas antigas dominadas pela altivez do castelo medieval.

 



 

 Terras de Óbidos

Chegamos pouco depois a Caldas, que é bastante perto de Óbidos, mas devido à tempestade tivemos de encurtar o programado, que iremos recuperar nos próximos fins de semana. Pequena caminhada, de apenas 16 km, mas que nos encheu de ânimo e nos ofereceu umvverdadeiro bálsamo para a vista. Óbidos e  a sua envolvente é um dos locais mais bonitos deste velho e maravilhoso país.
 
Na próxima semana iremos até aos confins do Oeste passando pela Nazaré, entrando já na beira litoral.
 
 

 
Para ver o percurso





 



Comentários